Comitê de jurados | Mobilidade Estadão

Buscando sugestões para:


Publicidade

Conteúdo patrocinado por:

Comitê de jurados

cscm21_foto_Adalberto Maluf

Adalberto Maluf

Presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) e Diretor de Comunicação, Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da BYD Brasil. É bacharel e Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP). Trabalhou na Prefeitura de São Paulo entre 2006 e 2007 e foi diretor da Clinton Climate Initiative e da rede C40 Cities (Large Cities Climate Leadership Group) em São Paulo de 2007 a 2014.

Alejandra Maria Devecchi

Alejandra Maria Devecchi

Urbanista com sólida experiência na gestão e desenvolvimento de projetos de desenho urbano e planejamento urbano ambiental, além de forte atuação em processos referentes à formulação de políticas públicas, tendo desempenhado cargos públicos na SEHAB, CDHU e SVMA. Atualmente é líder de planejamento urbano na empresa dinamarquesa RAMBOLL, onde coordenou por cinco anos trabalhos referentes à recuperação da Bacia do Rio Doce nos seus aspectos de infraestrutura e reassentamento, prestando serviços para o Ministério Público Federal no monitoramento dos programas da Fundação Renova.

Arthur Caldeira

Arthur Caldeira

Jornalista desde 2001, formado pela Universidade Metodista de São Paulo, sempre foi apaixonado por motos, bicicletas e tudo que tem duas rodas ou mais. Já trabalhou na Revista Duas Rodas e também colaborou com as principais publicações do setor de motocicletas. Em 2006, fundou a Infomoto, primeira agência de conteúdo especializada em motocicletas do Brasil. Desde 2019, colabora com o portal e caderno Estadão Mobilidade, onde é editor do canal MotoMotor.

cscm21_foto_Cadu Ronca

Cadu Ronca

Cofundador e Diretor do Instituto Aromeiazero - organização que utiliza a bicicleta para ampliar a liberdade de pessoas e territórios. Especialista em Gestão de Sustentabilidade - FGV-SP e Gestão de Negócios Socioambientais - FIA-USP + Artemísia + IPÊ. Dezesseis anos de experiência na área socioambiental e de engajamento comunitário, especialmente a partir da bicicleta (própria ou compartilhada).

Márcio André da Silva

Capitão Márcio André da Silva

Nascido no Rio de Janeiro/RJ, o Capitão André é especialista em gerenciamento de tráfego aéreo tendo sido graduado pelo CIAAR. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Gerenciamento de Tráfego Aéreo tendo participado de diversos projetos como TMA SP NEO e PBN SUL. Além disso, representa o DECEA em eventos nacionais e internacionais sobre Mobilidade Aérea Urbana, Otimização de Espaço Aéreo e trajetórias de voo instrumentos. Atualmente, trabalha no setor de Planejamento do Gerenciamento de Tráfego Aéreo e como Gerente do Projeto de Mobilidade Aérea Urbana (UAM).

Cristina Albuquerque1

Cristina Albuquerque

Gerente de Mobilidade Urbana do Programa Cidades do WRI Brasil. Ela trabalha para transformar o sistema de transporte das cidades brasileiras em meios mais limpos e eficientes. Isso aumenta a qualidade do serviço público e reduz os impactos ambientais. Presta assessoria e apoio a cidades na concepção e implementação de soluções e políticas de transporte de baixo carbono e alta eficiência, incluindo eletrificação do setor de transportes, gestão da procura de transporte, nova mobilidade sustentável, entre outros. Também é uma das representantes do WRI no Centro de Excelência de BRT. Cristina é graduada em Engenharia Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui mestrado em Sistemas de Transporte pela mesma universidade. Também possui Especialização em Gerenciamento de Projetos pela UFRGS.

cscm21_foto_Daniel Guth

Daniel Guth

Consultor e pesquisador em políticas de mobilidade urbana. Mestre em urbanismo pelo PROURB/UFRJ, é co-organizador dos livros "O Brasil que Pedala" (2018), "A Bicicleta no Brasil" (2015) e "Desistir Nunca foi uma opção" (2013). Ciclista urbano desde 2006, foi coordenador de implantação das ciclofaixas de lazer de SP, viabilizou mapeamento de ciclorrotas de São Paulo e Salvador (BA) e já coordenou dezenas de pesquisas e estudos sobre economia, mobilidade e uso de bicicletas no país.

Daniela Saragiotto

Daniela Saragiotto

Daniela Saragiotto é Editora Assistente no Mobilidade Estadão. Com vinte e três anos de experiência, já trabalhou com jornalismo impresso (Jornal do Carro e colaborou com revistas como Auto Esporte e PEGN); atuou em comunicação interna, social media e relações públicas (Grupo Carrefour e Netshoes, entre outras).

Dante Grecco

Dante Grecco

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, possui mais de 25 anos de experiência no mercado. É editor do caderno e do portal Mobilidade desde 2019. Trabalhou nas revistas Galileu e National Geographic Brasil. Tem especial interesse por temas relacionados à sustentabilidade e meio ambiente.

Dario Raiz Lopes

Dario Raiz Lopes

Engenheiro pelo ITA; Doutor em Engenharia de Transportes pela USP. Foi Secretário Nacional do Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. Co autor do livro “Mobilidade Urbana: conceito e planejamento no ambiente brasileiro”. Atualmente é CEO da concessionária Aeroportos Paulistas e professor da Universidade Mackenzie.

Diogo de Oliveira

Diogo Oliveira

Jornalista, pós-graduado. Há 19 anos atua no Jornalismo e Relações Públicas. Especialista em indústria automobilística.

cscm21_foto_Eleonora Pazos

Eleonora Pazos

Arquiteta e urbanista com mais de 20 anos de experiência no setor de mobilidade, tendo atuado em diversas organizações, desde autoridades, consultorias e empresas operadoras. Atualmente é Diretora da UITP Latin America e gerencia a expansão da UITP em toda a região, para integrar políticas e estratégias de interação no mercado global; promover uma representação mais forte de todos os atores da mobilidade; com um papel mais decisivo no desenvolvimento de políticas e participação ativa no debate sobre uma mobilidade mais sustentável, eficiente, tecnológica e inclusiva.

Francisco Christovam

Francisco Christovam

Francisco Christovam é presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU e vice-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo – FETPESP e da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP. É engenheiro civil, com mestrado em engenharia civil e especialização em administração industrial. Atua, também, como consultor em políticas públicas, planejamento estratégico e modelos de gestão.

cscm21_foto_Gustavo Partezani

Gustavo Partezanni

Arquiteto e urbanista com grande experiência na concepção e desenvolvimento de projetos urbanos e políticas públicas que promovam a melhoria da vida nas cidades. Líder focado com experiência regional e nacional, atua na concepção e estruturação de projetos urbanos na URBR estratégias urbanas, empresa que dirige atualmente. Entre 2013 e 2016 dirigiu a Diretoria de Desenvolvimento da SP-Urbanismo, empresa pública responsável pelos projetos e pela gestão das Operações Urbanas Consorciadas. Possui habilidades em comunicação e trabalho em equipe para alcançar os resultados dimensionados e melhorar o processo de governança dos projetos com flexibilidade, atitude positiva e ética profissional.

Janayna Bhering1

Janayna Bhering

Engenheira com mestrado em Ciência e Tecnologia, especialista em estatística aplicada a processos (Six Sigma Black Belt). Atua no ecossistema de inovação há 20 anos, o que permitiu estruturar uma grande rede de conexões e parceiros estratégicos que vão desde governo, agentes financiadores, empresas e ICTs. Atua em esforços públicos e privados para gerar impacto positivo na vida das pessoas por meio da inovação, buscando contribuir para a construção de políticas públicas de Estado .Já captou cerca de R$2 bilhão para projetos inovadores, mais de 1000 startups mentoradas, mais 100 empresas de grande porte atendidas no tema inovação. Alguns exemplos de programas estruturantes junto ao governo federal são Rota 2030, Plataforma Nacional Da Mobilidade Elétrica. Atua como executiva de negócios e parcerias na Fundep, Presidente conselho inovação e VP executiva na ACMINAS, Co-founder da SafeTest Diagnósticos.

João Oliveira Garbin

João Oliveira Garbin

Formado em Engenharia Mecânica, acumula 20 anos no setor automotivo. Atualmente é o presidente da América Latina e Caribe da Jaguar Land Rover. É também Presidente da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), reeleito para o segundo mandato até 2024.

cscm21_foto_Lilian Frazão

Lilian Frazão

Lilian Frazão é editora e publicitária, CEO da Quero Pedalar e Co-Organizadora do Pedal Voluntário. Trouxe sua experiência de 25 anos de atuação em tecnologia e gestão em players de e-commerces para o mercado de bicicletas, sua paixão desde criança. Andar de bicicleta, transforma vidas e cidades.

Luis Fernando Villaça Meyer

Luis Fernando Villaça Meyer

Diretor de Operações do Instituto Cordial, arquiteto e urbanista graduado e mestrando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi membro do Conselho Municipal de Política Urbana e assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, onde coordenou a elaboração dos Planos Regionais das Subprefeituras.

Major Jorge Alexandre de Almeida Regis

Major Jorge Alexandre de Almeida Regis

O Maj Jorge é Oficial Especialista em Controle de Tráfego Aéreo e atualmente chefe da Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do CINDACTA 2. Formou-se em Engenharia Elétrica no CEFET-PR, sendo Pós-Graduado em Gestão Pública pela Universidade da Força Aérea, e Gestão de Recursos Humanos pela PUC-MG. No segmento de aviação não tripulada, o Maj Jorge tem atuado desde 2009, fazendo parte da equipe responsável pela primeira Carta de Acordo Operacional relacionada à operação de uma aeronave não tripulada, do SISCEAB. Tem feito parte do Painel de Aeronaves Remotamente Pilotadas, da Organização da Aviação Civil Internacional, desde 2015, sendo nomeado membro brasileiro, em agosto de 2021. Foi relator do projeto de concepção do Conceito Operacional UTM para a Região SAM, além de atuar como ponto focal brasileiro no projeto de Detectar e Evitar, em cooperação com a Suécia.

Foto_Marcos

Marcos Fermanian

Marcos Fermanian é presidente da Abraciclo desde 2012. O economista está no quinto mandato consecutivo à frente da associação que reúne os fabricantes de motocicletas, ciclomotores, motonetas e bicicletas instaladas no Brasil. Ele ingressou no setor em 1987, quando passou a trabalhar na Honda – atualmente, é o presidente da divisão de serviços financeiros da companhia. Portanto, conhece muito bem um dos aspectos que mais impactam um segmento no qual 70% das vendas são feitas por meio de pagamento parcelado. O executivo detalhou ao Estadão os avanços na produção de motocicletas em 2021, as perspectivas para 2022 e a evolução proporcionada sobretudo pela aceleração da digitalização.

Mário Sérgio Venditti1

Mário Sérgio Venditti

Mário Sérgio Venditti é colaborador do caderno e do portal Mobilidade do Estadão. Trabalhou em várias revistas do setor automotivo, como Quatro Rodas, Carro, Carro Hoje, Car and Driver e Automóvel & Requinte, além de ter atuado como assessor de imprensa da Scania.

Murilo Casagrande

Murilo Casagrande

Nascido na zona norte de São Paulo, no Bairro do Limão, e apesar de seu amor pelas bicicletas durante a infância, encontrou no skate a liberdade das ruas. É formado em Publicidade e Marketing, tendo trabalhado também como operador de telemarketing, mensageiro, motorista, profissional de marketing no mercado editorial, designer gráfico e vendedor. Infeliz com sua carreira, fez pós-graduação em Educomunicação (Educação para a Mídia) na Universidade de São Paulo. Após alguns meses, ele aceitou a tarefa de lançar e dirigir uma ONG brasileira em Portugal. Foi em Lisboa que recuperou um hábito perdido de sua juventude em São Paulo: pedalar pela cidade. Após seu retorno ao Brasil em 2011, com suas economias e com mais três amigos/parceiros, fundou o Instituto Aromeiazero, uma organização que promove a bicicleta como instrumento de transformação social. Em 2013, lançou ʺBike Caféʺ, uma marca de café comprometida em promover uma melhor qualidade de vida na cidade, que cede 10% de suas vendas para o Instituto Aro. Apesar das melhorias ocorridas durante os últimos anos em São Paulo, acredita que os maiores desafios para uma cidade mais humana acabam de começar.

Paulo Miguel Junior

Paulo Miguel Júnior

Formado em Direito, com MBA pela FGV em Gestão Estratégia e Econômica de Negócios, atua no setor de locação de veículos desde 1986, com uma Franquia da Localiza em Marília-SP, desde 2004 compõe a diretoria do Sindloc SP e desde 2010 está no Conselho de ABLA passando por Presidente nas gestões de 2018 e 2020, atualmente também é diretor da CNT e da Conselho de Comércio do Estado de São Paulo, participa de vários conselhos de turismos de entidades públicas e privadas e é um entusiasta do associativo e pesquisa o setor de locação de veículos no Brasil e no Exterior para criar comparativos entre os mercados.

Roberta Leal Fagundes Andreoli

Roberta Leal Fagundes Andreoli

Roberta Andreoli é advogada especialista em Direito Aeronáutico e Direito Regulatório, sócia do FENELON ADVOGADOS. Há 10 anos assessora clientes nacionais e internacionais em operações de financiamento, leasing, compra e venda e compartilhamento de aeronaves, aplicação de novas tecnologias (e-vtols e drones), questões relativas ao transporte aeromédico e infraestrutura aeroportuária. Também atua na defesa de interesses de importantes players do setor aéreo junto à Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e Comando da Aeronáutica – COMAER. Participa ativamente dos principais comitês e associações da indústria aeronáutica, como diretora jurídica da Associação Brasileira de Operadores Aeromédicos – ABOA; membro do Comitê de Transporte Aeromédico e do Comitê de Assuntos Legais da Associação Brasileira de Aviação Geral – ABAG; membro efetivo da Comissão de Direito Aeronáutico da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB SP e membro Fundador do Instituto Brasileiro de Direito Aeronáutico – IBAER.

cscm21_foto_Roberta Marchesi

Roberta Marchesi

Formada e Mestre em Economia, com Pós-graduações em Planejamento, Orçamento e Gestão, Transporte e Mobilidade e diversos cursos específicos, atualmente atua como Diretora Executiva na ANPTrilhos. No dia-a-dia, além de coordenar as atividades de planejamento e gestão da entidade, desenvolve um trabalho voltado para as áreas de Relações Governamentais e Institucionais, buscando defender os interesses do setor, aliado ao desejo de contribuir para a construção de uma mobilidade urbana mais adequada. Através dos conhecimentos e habilidades pessoais, busca ainda contribuir com as empresas onde atuou como membro do Conselho de Administração. Nessas empresas, busca não apenas lidar com as questões de desempenho da companhia, mas contribuir para trazer um olhar inovador e dinâmico. Dona de uma curiosidade nata, estou sempre em busca de conhecimento e inovação. Por essa razão, me mantenho sempre aberta ao diálogo e buscando, em cada interação, uma forma de agregar valor ao trabalho desenvolvido pelas empresas onde atua, em suas mais diversas áreas.

Rodrigo Porto1

Rodrigo Porto

Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Regulação pela FGV, Rodrigo Porto é especialista em Relações Governamentais na inDrive e coordenador do Comitê de Mobilidade no Movimento Inovação Digital. Com mais de cinco anos no mercado, já atuou pela Associação Nacional dos Detrans em políticas de defesa da segurança e educação no trânsito. Atualmente, trabalha no desenvolvimento da mobilidade urbana por meio da incidência política na construção de soluções regulatórias.

Rodrigo Tortoriello

Rodrigo Tortoriello

Especialista em Mobilidade Urbana, mobilidade ativa e eletromobilidade, é pós-graduado com MBA em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com formação em gestão pública pelo CLP em São Paulo, com módulo internacional na Kennedy School da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente atua como Vice Presidente na SEMOVE. Ocupou o cargo de Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre entre 2019 e 2020 e foi presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos por dois mandatos, entre 2018 e 2021. De 2013 a abril de 2019 atuou como secretário de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora (MG), antes de assumir o seu primeiro cargo público fez parte da equipe da Sinergia Estudos e Projetos no Rio de Janeiro nos anos de 2002 a 2012.

cscm21_foto_Sergio Avelleda

Sergio Avelleda

Advogado com MBA em Gestão Executiva e Mestrando em Administração, ambos pelo Insper. Foi secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, quando a cidade aderiu ao Visão Zero, programa de redução para zero de mortes no trânsito. Foi presidente do Metrô de São Paulo e presidente da CPTM, diretor de Mobilidade Urbana do WRI Ross Center for Sustainable Cities em Washington e, Membro do Conselho de Administração da Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport (SLOCAT). É Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana no Laboratório de Cidades Arq.Futuro do Insper e Sócio-fundador da Urucuia. Articulista da Revista Ferroviária e de outras publicações especializadas e Colunista diário da Rádio Bandeirantes.

cscm21_foto_Sergio Sgobbi

Sergio Sgobbi

Diretor de relações institucionais e governamentais na Brasscom, atuou como consultor em gestão empresarial para micro e pequenas empresas para o SEBRAE/SP e facilitador de cursos nas áreas de RH e Gestão estratégica de negócios. Desempenhou também a função de Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Araraquara/SP. Graduado em Ciências Sociais (Unesp) e Administração (Uniara) e doutorando em desenvolvimento territorial e meio ambiente.

cscm21_foto_Tatiana Tucunduva Cortese

Tatiana Tucunduva P. Cortese

Pesquisadora do USP Cidades Globais - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – PPGCIS da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e Autora dos livros "Cidades Inteligentes e Sustentáveis" e "Mudanças Climáticas: do global ao local.

Tiago Faierstein1

Tiago Chagas Faierstein

Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e MBA em Transformação Digital e Futuro dos Negócios (PUCRS). Atuou na área de inovação para a cadeia de Petróleo e Gás, fazendo parte da Rede Petrogas do SEBRAE. Foi sócio de empresas na cadeia de Petróleo e Gás. Investidor em Startups de tecnologia. Atua em diversas discussões do Grupo de Estudos Cidades Inteligentes do CEDES e da Subcomissão Especial Cidades Inteligentes da CDU da Câmara dos Deputados. Na ABDI, atuou na criação do Living de Cidades Inteligentes da ABDI em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu. Criador do Projeto de Demonstração de Tecnologias de Inteligência Artificial com foco em Segurança Pública na Ponte da Amizade, divisa entre o Brasil e o Paraguai. Criador do Projeto “VEM DF”. Palestrante em diversos eventos de Cidades Inteligentes pelo Brasil. Participa da criação de vários ambientes de demonstração de tecnologias para Cidades Inteligentes pelo Brasil.

Tião Oliveira

Tião Oliveira

Jornalista, com pós graduação em Propaganda. Editor do Jornal do Carro e do Estradão, marcas do Grupo Estado que atuam na cobertura jornalística dos setores de veículos leves e pesados, respectivamente. Foi assessor de imprensa no Brasil da Citroën e, depois, da Peugeot. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de veículos e mobilidade. Em 2015, foi o 10º mais votado no "+Admirados da Imprensa Automotiva eleição realizada pelo Jornalistas & Cia Imprensa Automotiva em parceria com a Maxpress.

Victor Callil

Victor Callil

Doutorando em História pela UNESP. Mestre em Sociologia pela USP (2015). Pós-graduado em pesquisa de marketing, mídia e opinião pública pela FESP-SP. Bacharel em Turismo pela UNESP. É coordenador do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, onde participa e coordena pesquisas sobre mobilidade urbana e políticas públicas desde 2011.